O sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus na manhã desta segunda-feira (6/2), além de outros tremores secundários. Após os abalos sísmicos, o número de mortos chega a mais de 1.500.
Dados oficiais da Turquia dizem que 1.014 pessoas morreram no país, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. O Ministério da Saúde da Síria disse que mais de 582 pessoas morreram e 1.042 ficaram feridas.
Há relatos de centenas de vítimas sob os escombros, principalmente em pequenas vilas nos dois países. Equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área à procura de sobreviventes.
Scenes from the rescue of a man, his wife and their child, alive, from under the rubble in the city of Sarmada, north of #Idlib, after the #earthquake in NW #Syria, today, Monday, February 6. pic.twitter.com/HLdD89BfJV
— The White Helmets (@SyriaCivilDef) February 6, 2023
O número de feridos ainda é incerto, mas agências de notícias e órgãos de governo acreditam que passe de 3 mil em território turco e sírio.