Em São Luís cresce a olhos vistos o número de animais de rua na capital, basta uma circulada pelas principais ruas e avenidas para observar o tamanho do abandono. Aumentam também os locais onde gatos abandonados se aglutinam e sobrevivem da caridade de amantes dos animais. E não é difícil encontrar matilhas de cães andarilhos no centro e na periferia da cidade. O abandono de animais facilita a disseminação de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais.
Neste sábado, 20 de maio, a Terra Zoo do Rio Anil Shopping, em São Luís, a partir das 14h, realiza mais uma feirinha de adoção com ongs parceiras. Na ocasião, serão disponibilizados para adoção cães e gatos SRD – sem raça definida, filhotes e adultos.
Para adotar um pet, você precisa ser maior de idade, ter em mãos um documento de identificação e comprovante de residência, e precisa passar por uma entrevista com a ong, visando avaliar questões como o perfil do adotante (e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança.
Os cães e gatos vão pra casa vermifugados e com a primeira dose da vacina. Evocê pode comprar o enxoval do seu novo pet com 10% de desconto ( somente no dia da adoção, e somente na loja que estiver acontecendo o evento de adoção). Após a adoção, a responsabilidade de manter a carteirinha de vacinação atualizada passa a ser do adotante.
ONGs parceiras do evento: @amadasaoluis @caesegatosderuaslz @amepetsslz . Importante divulgar, quanto mais pessoas souberem desse evento, mais animais serão adotados! Eles precisam de um lar!
Já há legislação federal que trata sobre abandono e maus tratos de animais, como a Lei dos Crimes Ambientais. A Lei 9.605/98 é clara e objetiva: Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.