Na primeira manhã após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente do Brasil, o mercado financeiro deu o start das reações. O dólar comercial ficou cotado R$ 5,3 logo às 9h desta segunda-feira (31), e a avaliação dos analistas é que ocorra queda na Bolsa: ações como da Petrobras despencaram – a estatal teve papéis no exterior com queda de mais de 10% nas negociações.
Os indicadores financeiros da Economia, como Ibovespa, dólar e juros, devem depender do que o presidente eleito vai tocar sobre a agenda. Os investidores também aguardam a reação do derrotado Jair Bolsonaro (PL), que se mantém em silêncio há mais de 12h após o resultado do pleito.
Além da estatal Petrobras, há quedas na Vale (-4.88%) e na Companhia Siderúrgica Nacional (-5.74%).
Lula foi eleito presidente do Brasil nesta domingo (30) com 50,83% dos votos. O petista vai atingir a marca de três mandatos na presidência da República, depois de ficar no cargo de 2002 a 2010. O vice-presidente será Geraldo Alckmin (PSB), a partir de 2023.
Conforme falou para a Folha, especialista crê em instabilidade diante dos gastos públicos do país. “Há um temor quanto ao futuro da economia do país dado que, obviamente, a revogação do teto de gastos aumentaria o risco fiscal”, comentou Jansen Costa, sócio da Fatorial Investimentos.
“A eleição para presidente e governador deve impactar na expectativa do mercado em relação às privatizações, economia e educação. A decisão da equipe econômica deve causar alívio ou receio. Ações radicais devem ser manter distantes após decisão apertada. O mercado aguarda decisão dos juros nos EUA com sentimento receoso, com bolsas caindo e dólar em alta. A reação do atual presidente Bolsonaro também deve ser decisiva para resposta do mercado”, avaliou Daniel Silva Pontes, especialista em Economia da SWAP Câmbio e Capitais Internacionais.
Fonte: Yahoo