Sessenta e três famílias do assentamento Buriti Corrente receberam as chaves de suas novas habitações, dia 16 de setembro. As edificações em alvenaria, com dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e varanda foram concluídas e entregues pelo Incra.
As casas substituem as moradias de taipa feitas pelas próprias famílias, que aguardavam há anos a construção de suas habitações na área de reforma agrária, localizada no município de Codó (MA).
A agricultora Maria Dagmar de Oliveira Costa relata que agora os beneficiários do assentamento têm moradias de qualidade e vivem com dignidade. “Batalhamos muito para conquistar primeiro a terra e agora a casa. Não tínhamos condições de construir uma. Morava num barraco de taipa e estou muito feliz, pois temos uma casa que muitas pessoas não têm condições de ter”, destaca.
Para Vangelino de Oliveira Costa a entrega das habitações marca uma nova etapa no assentamento, criado em 2014, com o processo de regularização das famílias e a concessão da modalidade Habitacional do Crédito Instalação para construção de moradias no valor individual de R$ 34 mil.
Outras duas casas estão em construção e mais serão edificadas para atender as 92 famílias do projeto Buriti Corrente, assim que o processo de regularização dos demais beneficiários for concluído.
Ainda no município de Codó, o Incra finalizou 55 habitações para famílias do assentamento Alegre Codó, criado também em 2014.
No Maranhão, o instituto está atendendo 3.921 famílias, cujas habitações foram concluídas ou estão em obras. O investimento totaliza R$ 123.964.000,00 em recursos do Crédito Instalação para construção de moradias no estado.
Fonte: INCRA