A amizade entre gatos e humanos já dura milhares de anos. No antigo Egito, há 5 mil anos, eram adorados como a encarnação de uma deusa Bastet. Naqueles tempos, quem matasse um felino, acreditava-se que estaria condenado à morte também.
Com o avanço da agricultura em diversas regiões do planeta, ficou claro e óbvio: gatos caçam ratos e podiam ajudar como verdadeiros vigias de celeiros onde ficava guardada a colheita. Os gatos se tornaram então os guardiões dos nossos alimentos.
Na década de 1960, a psiquiatria brasileira Nise da Silveira já usava os bichanos para tratar pacientes que sofriam de esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.
Gatos são independentes, dormem a maior parte do tempo. Mas nada disso quer dizer que não esteja nem aí para você. Ao contrário: adoram receber atenção. E, não à toa, possuem um número crescente de fãs. Em uma sociedade em que as pessoas trabalham cada vez mais fora de casa, têm pouco tempo livre e com frequência moram em apartamentos pequenos, os felinos ganham terreno.
Que tal adotar um? *Muitas lojas Terra Zoo possuem um espaço integrado à suas vitrines, dedicado à adoção permanente de gatos resgatados por ONGs e entidades protetoras dos animais.*
Para adotar um pet você vai precisar ser maior de idade, apresentar documento com foto e comprovante de residência. Também será necessário passar por uma entrevista com a ong parceira, para avaliar questões como o perfil do adotante ( e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança. Os cães e gatos já vão pra sua casa vacinados, vermifugados e com microchip de identificação.