Nesta terça-feira (15), a Defesa Civil Municipal de Codó emitiu um alerta para a elevação do nível do Rio Itapecuru na cidade. De acordo com o Boletim de Alerta emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itapecuru às 07h, após as chuvas generalizadas em toda a bacia de contribuição, foi observada a elevação significativa do nível do rio em todas as cidades monitoradas.
Às 05:30 da manhã de hoje, o rio atingiu a cota de alerta na cidade de Codó. O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) passou a emitir boletins de alerta do SAH Itapecuru até que a situação regrida para a condição de atenção.
Em Codó, a cota observada às 06:45h foi de 6,24 m, portanto 9 cm acima da cota de alerta definida, 6,15 m. A tendência de momento é que o rio siga em elevação gradual nas próximas horas, buscando o ponto de máximo da onda de cheia caso novas precipitações não ocorram no período. A cota prevista para às 14:45h desta tarde é de 6,70 m, permanecendo em situação de alerta.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros que atuam em Codó estão mobilizados, tendo em vista a possibilidade de agravamento do quadro atual no curto prazo caso ocorram novas chuvas intensas. É importante que a população esteja atenta e tome as medidas necessárias para se proteger, como evitar transitar em áreas alagadas, evitar o contato com a água do rio e ficar atento aos comunicados da Defesa Civil e dos órgãos competentes.
As previsões de curto prazo apontam a persistência do atual quadro de chuvas generalizadas na bacia. A CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia e manterá os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados. Os dados gerados podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/itapecuru.
É importante destacar que as previsões apresentadas no boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo SGB/CPRM.
A Defesa Civil Municipal e a 15ª Companhia de Bombeiros Militar (15CBM) continuarão monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados. A população de Codó deve estar atenta às informações e recomendações emitidas pelos órgãos competentes para garantir a segurança de todos.