Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fará pronunciamento à nação, neste sábado (29/10), véspera do segundo turno das eleições gerais de 2022.
Em cadeia nacional, às 20h30, Moraes falará da possibilidade de transporte gratuito em todas as unidades da Federação, com liberação dos governos, após o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE terem autorizado. Além da decisão da Suprema Corte, o TSE aprovou resolução proibindo a prefeitos e gestores públicos reduzirem a oferta de transporte público coletivo no segundo turno.
Com o transporte coletivo de graça em ao menos 335 municípios brasileiros e com oferta de linhas, o ministro abordará, ainda, a importância de o eleitor ir às urnas.
Na última sessão ordinária do TSE, realizada na quinta-feira (27/10), Moraes ressaltou que, no primeiro turno, 123 milhões dos 156 milhões de eleitores votaram. O presidente do TSE comemorou a redução do índice de votos brancos e nulos, em 2 de outubro, e afirmou que a população está mais consciente e segura de suas escolhas com liberdade.
“A Justiça Eleitoral registrou o menor número de votos brancos e nulos das últimas cinco eleições. Somente 6% dos eleitores que foram às urnas não escolherem nenhum candidato. O baixo percentual de votos nulos e brancos revela que o eleitor foi consciente escolher o seu candidato”, disse em plenário.
Nos 4 minutos e 22 segundos reservados para o pronunciamento, Moraes vai manter o discurso e passar tranquilidade para que o eleitor vote do domingo.
Fonte: Central de Notícias